🇺🇳 Neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, as Nações Unidas reiteram que todo ser humano tem o direito de ser quem é e ter autonomia sobre o seu corpo.

Sob o tema ”Orgulho para além do direito de amar”, a campanha ONU Livres & Iguais promove neste dia 28 de junho o vídeo “Solidariedade Significa Todos Nós”.

A solidariedade tem sido crucial para todos os progressos que obtivemos em relação aos direitos humanos, conectando-nos e amplificando nossas vozes para exigir responsabilidade daquelas que estão no poder.

Ao comemorarmos o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos lembramos de sua visão em prol de um mundo onde todas as pessoas sejam livres e iguais, unidas em solidariedade.

No entanto, atualmente, os princípios da Declaração estão sob ataque, com tentativas perigosas que visam nos dividir.

Para celebrar o poder da solidariedade, a campanha ONU Livres & Iguais criou uma colcha eletrônica composta de diversos retalhos, cada um contando uma história exclusiva, compartilhada por ativistas LGBTIQIA+ de direitos humanos de todo o mundo.

Os fios de coragem, esperança e, acima de tudo, solidariedade são tecidos entre eles, criando uma tapeçaria impressionante que celebra nossa humanidade compartilhada e o potencial que temos quando nos unimos.

👉🏿 Saiba mais: https://www.unfe.org/solidarity/pt/

Sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+:

No dia 28 de junho de 1969, as pessoas de Nova Iorque deram um basta às agressões cometidas pelas forças policiais contra as pessoas LGBTQIA+.

Reunidas em torno do Bar Stonewall, milhares de pessoas se uniram à luta pela igualdade LGBTQIA+, e participaram de uma poderosa manifestação contra a violenta invasão do estabelecimento pela polícia novaiorquina ocorrida naquela noite.

Marsha P. Johnson, travesti negra, ao lado de Sylvia Rivera, travesti latina, são consideradas parte da linha de frente da Revolta de Stonewall. Os confrontos com as forças policiais ocorridos na noite de 28 de junho em Manhattan empoderaram gerações de defensoras e defensores dos direitos humanos em todo o mundo.

Em 28 de junho do ano seguinte, aconteceu a primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+, um dos efeitos políticos dos levantes ocorridos em 1969. Hoje, o Bar Stonewall é um Marco Histórico Nacional, designado pelo governo dos Estados Unidos.

Após 52 anos, o dia continua sendo relembrado em diversos lugares do mundo por ativistas e organizações de pessoas LGBTQIA+ que resgatam a memória e a relevância histórica dos levantes de enfrentamento.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTIA+ é um momento emblemático para ampliar e fortalecer o movimento conjunto por justiça, dignidade e respeito.

#DireitosHumanos #Igualdade
#Orgulho #DiadoOrgulho
#Pride #PrideDay
#ONU #LivreseIguais

Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: