Há 20 anos, a humanidade perdia um de seus maiores protetores, Sergio Vieira de Mello.

Desde então, a ONU assinala, em 19 de agosto, o Dia Mundial Humanitário para marcar a data do mortal ataque terrorista ao Hotel Canal, em Bagdá, que vitimou Sergio Viera de Mello e grande parte de sua equipe internacional.

🇧🇷 O Dia Mundial Humanitário mantém viva a história e o legado de Sergio Vieira de Mello e de todas as trabalhadoras e trabalhadores humanitários que servem à paz e à humanidade nos lugares mais instáveis e perigosos dos mundo.

Neste 20º aniversário do Dia Mundial Humanitário, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lembra daquele “dia sombrio, quando perdemos 22 colegas, incluindo o representante especial da ONU Sergio Vieira de Mello.”

O chefe da ONU destaca que, hoje, as operações humanitárias globais fornecem ajuda vital a 250 milhões de pessoas em 69 países – 10 vezes mais do que na época do atentado de 2023 no Iraque.

Confira alguns trechos da mensagem de Guterres:

“(…) Estes testes tornaram a comunidade humanitária global mais forte.

Os trabalhadores humanitários – que são na maioria funcionárias e funcionários nacionais que trabalham em seus próprios países – estão ainda mais próximos das pessoas que servem.

Estão encontrando novas formas de adentrar mais profundamente em regiões atingidas por catástrofes e mais perto da linha de frente dos conflitos, movidos por um único propósito: salvar e proteger vidas.

Neste Dia Mundial Humanitário, saudamos a coragem e a dedicação das pessoas que trabalham pela ajuda humanitária em todo o mundo.

Reafirmamos o nosso total apoio aos seus esforços determinados que salvam vidas em todo o mundo.

Celebramos a sua dedicação inabalável para servir TODAS as pessoas necessitadas: Não importa quem, não importa onde, não importa o quê.”

🔗 eia a mensagem completa na página da ONU Brasil: https://nacoesunidas.org/

🇺🇳 Saiba mais sobre o Dia Mundial Humanitário: https://www.un.org/en/observances/humanitarian-day

#DiaMundialHumanitário #DiaHumanitário #SergioVieiraDeMello #Sergio
#SimÀPaz #Paz #Humanidade
#ONUBrasil

Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d