Por 75 anos, as forças de paz da ONU têm salvado e transformado vidas nos lugares mais perigosos do mundo, e sob os mais frágeis contextos políticas e de segurança.
Desde 1948, mais de 2 milhões de funcionárias e funcionários uniformizados e civis contribuíram para esse esforço global para alcançar a paz e o progresso para todos os povos, em todos os lugares.
As pessoas que servem nas missões de paz são pessoas comuns que se esforçam para alcançar resultados extraordinários em condições difíceis e muitas vezes extremamente perigosas.
As forças de manutenção da paz da ONU são um empreendimento notável da humanidade, exemplo notável do multilateralismo e da solidariedade internacional.
Neste 29 de maio, Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas, o secretário-geral António Guterres agradece a todas e todos os profissionais uniformizados e civis das missões de paz, do passado e do presente, por seu serviço e sacrifício, e presta homenagem aos colegas que pagaram o preço mais alto ao darem suas vidas pela causa da paz.
“As forças de manutenção de paz das Nações Unidas são o coração do nosso compromisso com um mundo mais pacífico. Durante 75 anos, apoiaram pessoas e comunidades abaladas por conflitos e revoltas em todo o mundo. Ao realizar esse trabalho essencial, muitos capacetes azuis pagaram o preço mais alto. Mais de 4.200 perderam a vida servindo sob a bandeira da ONU. Expressamos os nossos pêsames e solidariedade às suas famílias, amigos e colegas. A sua devoção altruísta à causa da paz sempre nos inspirará.” – António Guterres, 29 de maio de 2023.
Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org
Leave a Reply