O sul da Ásia tem a maior porcentagem de crianças expostas a temperaturas extremamente altas, em comparação com todas as outras regiões, segundo uma análise do Fundo da ONU para Infância, Unicef.

A agência estima que 76% das crianças com menos de 18 anos na região, o que representa 460 milhões de pessoas, estão expostas ao calor extremo. Essa categoria implica um local onde 83 ou mais dias em um ano excedem 35ºC.

Estima-se que três em cada quatro crianças no sul da Ásia já estão expostas a temperaturas elevadas, em comparação com apenas uma em cada três crianças em nível global. A análise utiliza dados de 2020, os mais recentes disponíveis.

Julho foi o mês mais quente já registrado no mundo, aumentando a preocupação com um futuro em que as crianças, incluindo aquelas que vivem no sul da Ásia, devem enfrentar ondas de calor mais frequentes e severas, em grande parte devido às mudanças climáticas.

O diretor regional do Unicef para o Sul da Ásia, Sanjay Wijesekera, disse que a organização está particularmente preocupada “com bebês, crianças pequenas, crianças desnutridas e mulheres grávidas, pois são mais vulneráveis à insolações e outros efeitos graves.”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d