Em entrevista à ONU News, Youtuber brasileiro fala sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa, marcado nesse 5 de maio; Felipe Neto foi o segundo Youtuber mais assistido em 2020 no mundo.
Durante o primeiro ano da pandemia, o canal Felipe Neto foi visualizado por 5 bilhões de pessoas em todo o globo.
Numa lista de, pelo menos 50 produtores de conteúdo, ele era o único em português. O primeiro foi o artista sueco PewDiePie, que fala em inglês.
O público em língua portuguesa colocou Felipe Neto como o segundo Youtuber mais assistido do mundo naquele ano.
“A gente tem uma língua que é linda, fantástica, maravilhosa, que eu amo de paixão, mas que não é tão falada quanto o espanhol, o inglês, o mandarim e outras línguas…”
Atualmente, o canal Felipe Neto tem mais de 45 milhões de inscritos. Segundo ele, durante a pandemia, uma média de 35 milhões de pessoas, novos usuários, acompanharam seu canal, todos os meses.
“O povo é uma coisa que não existe nada igual. Então, eles me proporcionaram números que são completamente fora da realidade.”
Felipe Neto diz que é um grande admirador da língua portuguesa e que tinha, no passado, um “grande preconceito linguístico”, mas que aprendeu que todas as pessoas falam aquilo que aprenderam e que devem ser respeitadas.
Para ele, “a função da língua é se fazer entender. Ponto. Ela não é demonstrar superioridade.”
O produtor de conteúdo lembrou que “a língua é viva e linda”.
Acompanhe a conversa com Monica Grayley e Felipe de Carvalho.
A íntegra da entrevista com Felipe Neto, o segundo entrevistado do Podcast ONU News, vai ao ar neste 12 de maio.