A última entrevista em vídeo de Jorge Sampaio à ONU News

Ex-presidente de Portugal à epoca Alto Representante da Aliança das Civilizações conversou com Monica Grayley e Leda Letra, horas antes de retornar a Portugal no lobby do hotel em que estava hospedado em Nova Iorque, em 21 de dezembro de 2012.

Jorge Sampaio falou sobre seu trabalho às vésperas de deixar o posto, o que ocorreu em 31 de dezembro no mesmo ano. Ele discorreu sobre a importância da tolerância entre diferentes culturas e tradições e reforçou o compromisso com os valores das Nações Unidas de paz e segurança, diálogo e cooperação. O ex-presidente condenou ondas de violência, fanatismo religioso e extremismo em várias partes do mundo. O ex-líder de Portugal também comentou as relações entre Portugal e Brasil e as demais nações de língua portuguesa e como essas pontes foram reforçadas nas últimas décadas após a criação da CPLP. Jorge Sampaio morreu na sexta-feira, em Portugal, aos 81 anos após complicações respiratórias.

Em nota, o secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou a liderança de Sampaio e afirmou que havia perdido um amigo.