Você sabia que as pessoas que sofrem os piores impactos da crise climática foram as que menos contribuíram para suas origens?

Neste vídeo, Kaime, estagiário brasileiro no Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos em Genebra, explica o que é a injustiça climática e mostra os conceitos fundamentais para uma abordagem da ação climática baseada nos direitos humanos.

A injustiça climática significa que os impactos das perturbações climáticas são sentidos de forma diferente por diferentes grupos de pessoas. A distribuição desigual da riqueza e do poder é o motor fundamental da injustiça climática.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos publicou um relatório analisando os efeitos da mudança climática sobre os direitos humanos de pessoas em situações vulneráveis. O relatório mostra como alcançar justiça climática através da ação e financiamento do clima.

Mensagens-chave do relatório:

• A mudança climática é um problema para todas as pessoas.
• A mudança climática vem aumentando a intensidade e a frequência de eventos climáticos extremos, como fortes tempestades, grandes inundações e ondas de calor excessivo, em todo o mundo.
• Mas alguns grupos de pessoas estão tendo problemas piores por causa das mudança climática, incluindo: pessoas com deficiência; mulheres e meninas; crianças e idosos; pessoas que vivem no campo e trabalham na agricultura familiar.
• A mudança climática pode ser pior para essas pessoas porque muitas vezes elas já são deixadas de lado e tratadas injustamente.
• Por exemplo, muitas pessoas estão tendo que deixar suas casas por causa de enchentes, deslizamentos de terra, e outros problemas climáticos. Muitas pessoas não podem mais usar suas terras para plantar, já que ondas persistentes de calor excessivo impedem as pessoas de cultivar alimentos para comer ou vender.
• Esses problemas costumam ser mais graves em comunidades e regiões mais vulneráveis. Isso é injusto porque a grande parte dos fatores que aceleram e causam a mudança climática é causada pelos padrões de consumo e produção das pessoas e dos países mais ricos.

Leia o relatório completo (em inglês): https://www.ohchr.org/en/climate-change/reports-human-rights-and-climate-change

Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: