Em meio à pandemia COVID-19, o mundo está avaliando o impacto desproporcional e severo que o vírus causou na “saúde, direitos e bem-estar” dos idosos, disse o chefe da ONU, marcando o Dia Internacional dos Idosos.
“A pessoa idosa deve ser uma prioridade nos nossos esforços para superar a COVID 19”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na sua mensagem pelo 30º aniversário da data, celebrada anualmente em 1 de outubro.
Ele destacou a necessidade de avaliar como a pandemia pode mudar a forma como lidamos com a idade e o envelhecimento em nossas sociedades, enfatizando que mais oportunidades e mais acesso a saúde, pensões e proteção social para os idosos são “cruciais”.
Ao divulgar sua orientação política sobre como melhorar a vida dos idosos, em maio, o principal funcionário da ONU apontou que a taxa geral de mortalidade por coronavírus é maior para eles. Por causa desse impacto maior, afirmou que as intervenções políticas devem ser direcionadas para aumentar a consciência de suas necessidades especiais.
Saiba mais:
ℹ️ bit.ly/idosos2020onu
Leave a Reply