Cplp enfatiza paz e “boa convivência” no Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado, pela terceira vez, neste 5 de maio.

O vice-chefe da Missão de Angola junto à ONU, o embaixador João Gimolieca, conversou com a ONU News sobre a data como representante da nação que preside atualmente a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, que também lidera as celebrações do Dia Mundial pelo mundo.

João Gimolieca afirma que o crescimento da Cplp faz com que o idioma seja um “instrumento de interação entre diversos povos”.

Segundo ele, a data reforça a mensagem de paz e “boa convivência” entre os cerca de 300 mil falantes de português, fazendo da língua um importante veículo para diversas dimensões: econômica, cultural e de cooperação entre as nações.

Além das nove nações que têm o português como língua oficial. O idioma é falado na administração de Macau, na China, e se faz presente em diversas diásporas pelo mundo.
Para Giomolieca, é interessante notar que mesmo em pequenas comunidades, o português tende a ser a mantido e ensinado.
Ele também destacou o interesse de outras nações pela Cplp e pelos países de língua portuguesa. O embaixador informou que mais de 32 nações são associadas ao bloco lusófono.
A Unesco proclamou o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Angola informou que as celebrações na sede da ONU foram adiadas este ano.

A Cplp já marcava a data desde 2009, mesmo antes de constar do calendário global. A Unesco lembra que a língua portuguesa é a mais falada no Hemisfério Sul.