Crime e tráfico de drogas no sudeste da Ásia requerem cooperação transfronteiriça (em inglês)

Uma lancha da Marinha tailandesa viaja em alta velocidade pelas águas do rio Mekong, perto da cidade fronteiriça de Chiang Saen, no norte da Tailândia. À direita está o Laos, onde enormes projetos de construção financiados por investimentos estrangeiros estão surgindo da vegetação rasteira ao longo da margem do rio. À esquerda estão as densas selvas de Mianmar.

Este é o histórico Triângulo Dourado, onde o ópio era cultivado para produzir heroína para exportação. Nos últimos anos, entretanto, o comércio de drogas sintéticas ainda mais letais e lucrativas assumiu o controle.

Triângulo Dourado

Tailândia, Laos e Mianmar lideram o comércio ilícito na Ásia, dominada por sindicatos transnacionais do crime organizado.

A tripulação do barco tailandês apreendeu 6,4 milhões de comprimidos de metanfetamina, droga sintética proibida e altamente viciante, conhecida localmente como yaba.

O capitão Phakorn Maniam, chefe da Seção de Operações e Inteligência da Unidade Mekong Riverine, da Marinha Real da Tailândia, contou à ONU News que ficou surpreso e satisfeito com o tamanho da apreensão.

Segundo ele, essa quantidade de drogas é geralmente capturada em terra. A operação no rio impõe dificuldades para prender os criminosos e, por isso, o capitão destacou o êxito da tripulação.

Leia mais em