Uma lancha da Marinha tailandesa viaja em alta velocidade pelas águas do rio Mekong, perto da cidade fronteiriça de Chiang Saen, no norte da Tailândia. À direita está o Laos, onde enormes projetos de construção financiados por investimentos estrangeiros estão surgindo da vegetação rasteira ao longo da margem do rio. À esquerda estão as densas selvas de Mianmar.

Este é o histórico Triângulo Dourado, onde o ópio era cultivado para produzir heroína para exportação. Nos últimos anos, entretanto, o comércio de drogas sintéticas ainda mais letais e lucrativas assumiu o controle.

Triângulo Dourado

Tailândia, Laos e Mianmar lideram o comércio ilícito na Ásia, dominada por sindicatos transnacionais do crime organizado.

A tripulação do barco tailandês apreendeu 6,4 milhões de comprimidos de metanfetamina, droga sintética proibida e altamente viciante, conhecida localmente como yaba.

O capitão Phakorn Maniam, chefe da Seção de Operações e Inteligência da Unidade Mekong Riverine, da Marinha Real da Tailândia, contou à ONU News que ficou surpreso e satisfeito com o tamanho da apreensão.

Segundo ele, essa quantidade de drogas é geralmente capturada em terra. A operação no rio impõe dificuldades para prender os criminosos e, por isso, o capitão destacou o êxito da tripulação.

Leia mais em

Leave a Reply

Your email address will not be published.