As Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 5 de maio.
Em mensagem de vídeo, secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que o idioma é marcado pela diversidade, além de promover entendimentos e conciliação.
Guterres, que é o primeiro secretário-geral de língua portuguesa na ONU, adiciona que o idioma é muitas vezes “um refúgio e a esperança dos mais vulneráveis e uma forma de serem ouvidos.”
Assim, ele cita a língua portuguesa como um bom exemplo de inclusão, sendo um ponto em comum de povos em todo o mundo. Para Guterres, as “línguas de comunicação global são um indispensável veículo de entendimento e de esperança”.
A língua portuguesa não é apenas uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, mas também é a língua mais falada no hemisfério sul.
O chefe da ONU destaca que as centenas de milhões de falantes do português, tanto nos países que possuem o idioma como língua oficial como em suas diásporas, têm a lusofonia como uma ferramenta de mobilização em favor da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os #ObjetivosGlobais.
#DiaMundialdaLínguaPortuguesa #NaçõesUnidas
Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org
Leave a Reply