Durban +20: Portugal mobiliza o mundo para combater o racismo

Embaixador português na ONU, Francisco Duarte Lopes conta os bastidores da nova resolução para não deixar cair no esquecimento a Declaração e Plano de Ação de Durban sobre o racismo e a discriminação racial; a maior conferência do século sobre o tema teve o apoio das Nações Unidas.

Conheça o processo que culminou com a nova resolução adotada por líderes globais para marcar o 20º aniversário da maior conferência do século contra o racismo e discriminação. O evento foi um dos marcos da semana de alto nível da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas

Nos bastidores, o embaixador português na ONU, Francisco Duarte Lopes, escutou e reuniu opiniões dos Estados-membros para se alcançar a visão de igualdade e construção de um mundo além do racismo.

O impacto da Covid-19 sobre o racismo e outras formas de discriminação está entre os novos temas que reforçam o novo documento que foi co-facilitado por Portugal e a África do Sul.

A resolução pretende mobilizar a vontade política para que seja implementada a Declaração histórica da Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Outras Formas de Intolerância Conexas.