No Dia Internacional da Educação (24 de janeiro), celebrado pela terceira vez em 2021, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, gravou uma mensagem em vídeo lembrando que a interrupção da educação afeta todos – especialmente alunos, professores e famílias.
“Hoje, presto homenagem à sua resiliência face a uma pandemia que, no seu auge, obrigou quase todas as escolas, institutos e universidades a fechar as portas. Embora esta interrupção tenha levado a inovações na aprendizagem, também frustrou as esperanças de um futuro melhor entre as populações vulneráveis. Todos nós pagamos o preço”, disse Guterres.
Segundo o secretário-geral, a educação é fundamental para ampliar oportunidades, transformar economias, combater a intolerância, proteger o planeta e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“À medida que o mundo continua a lutar contra a pandemia, a educação, como um direito fundamental e um bem público global, deve ser protegida para evitar uma catástrofe geracional.”
Mesmo antes da pandemia, cerca de 258 milhões de crianças e adolescentes estavam fora da escola, a maioria meninas. Mais de metade das crianças com 10 anos de idade em países de baixo e médio rendimento não conseguiam aprender a ler um texto simples.
Em 2021, é preciso aproveitar todas as oportunidades para reverter esta situação, disse António Guterres.
“Devemos garantir a reposição total do fundo da Parceria Global para a Educação e fortalecer a cooperação educacional a nível mundial. Devemos também intensificar os nossos esforços para redefinir a educação – formando professores, eliminando a exclusão digital e repensando os currículos para equipar os alunos com as competências e o conhecimento necessários para prosperar neste nosso mundo em rápida mudança. Vamos comprometermo-nos na promoção da educação para todos – hoje e todos os dias.”
(Na foto de capa do vídeo: Um aluno em uma sala de aula em Tegucigalpa, Honduras. Foto: Banco Mundial/Alfredo Srur)
Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org
Leave a Reply