Educadores discutem estratégias para garantir acesso ao Ensino Médio em áreas remotas do Estado

O encerramento do 3º Encontro de Gestores do Emitec, em Salvador, ocorreu nesta sexta-feira (8), no Centro Estadual de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemitec). Desde quarta-feira (6), o evento tem reunido educadores dos 25 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), em uma agenda estratégica com o objetivo de fortalecer o acompanhamento e monitoramento do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), nos 15 centros regionais e nas 32 unidades de vinculação, distribuídos em 334 localidades de 125 municípios baianos.

A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, que participou do encontro, destaca a importância do Emitec para levar o Ensino Médio a áreas remotas da Bahia, reafirmando a prioridade dada pelo Governo do Estado ao programa. “É importante termos esse espaço de debate e planejamento para 2025. Buscamos garantir o acesso à educação de qualidade para cerca de 16 mil estudantes de todas as regiões da Bahia, atendidos pela intermediação tecnológica”, declarou a secretária.

Foto: Amanda Chung/Ascom SEC

O evento vem promovendo, nesses três dias, a integração entre gestores e equipes do Cemitec com formações específicas, para alinhar as práticas e fortalecer o programa em cada ponto da Bahia. A diretora do Emitec, Flávia Carvalho, avalia a iniciativa como uma oportunidade de mostrar detalhes do programa. “Como temos novos gestores, apresentamos nossa estrutura. Hoje, trouxemos representantes da SEC para que os participantes possam tirar dúvidas sobre questões pertinentes à dinâmica do dia a dia”, revela.

Além disso, o encontro proporciona aos participantes uma oportunidade de compartilhar experiências e melhorar os fluxos de trabalho no Emitec. Assim, a iniciativa simboliza a integração de esforços para que o programa seja uma solução educacional eficiente e inovadora, beneficiando milhares de jovens baianos e favorecendo sua inserção no mundo do trabalho.

Foto: Amanda Chung/Ascom SEC

Para a diretora do Cemitec da Chapada Diamantina, Laiza Brandão Miranda, a ação é uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos entre os educadores. “O Emitec é uma oferta de ensino inclusiva. Nossos anexos estão localizados em comunidades rurais de difícil acesso. Muitos dos nossos estudantes não prosseguiriam os estudos se o Emitec não estivesse presente nessas localidades”, avalia.

Emitec – O programa estruturante da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) utiliza uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino e aprendizagem.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui