Os líderes das Nações Unidas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) destacaram neste 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a relevância do idioma em uma realidade marcada pela globalização.

“Um mundo numa língua” foi o tema da celebração online, que aconteceu um ano após a proclamação da data pela UNESCO. O Dia Mundial da Língua Portuguesa conta ainda com apresentações de celebridades do mundo lusófono – como músicos, escritores, desportistas, cientistas, artistas e outras figuras desses países.

Concentrando o olhar no futuro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que pontes devem continuar sendo moldadas pelas nações lusófonas com base em valores como solidariedade, multilateralismo e diversidade.

“Ela própria uma afirmação de diversidade, a língua portuguesa vai se construindo no dia a dia de vários povos de todos os continentes, num constante enriquecimento da sua multiculturalidade. Assumindo um papel fundamental na mobilização de conhecimento, com uma presença cada vez mais visível em várias facetas culturais, adicionando valor nas dinâmicas globais da economia, da ciência e das parcerias internacionais, o português é, efetivamente, uma língua de comunicação global. Ecoando a voz do mar e atravessando todos os oceanos, esta língua se projeta para o mundo a partir da CPLP”, destacou.

Na mensagem, Guterres afirmou estar honrado por ter sido um dos fundadores da CPLP, que para ele “se tem aprofundado e fortalecido”. Ele destacou ainda o interesse de um número cada vez maior de observadores em se associar ao bloco, que completou 24 anos.

Saiba mais: bit.ly/portugues-2020
https://news.un.org/pt/story/2020/05/1712552
https://news.un.org/pt/story/2020/05/1712522

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: