Neste 27 de abril, as Nações Unidas celebram o Dia Internacional das Meninas em Tecnologia de Comunicação e Informação. Este ano, a União Internacional das Telecomunicações, UIT, marca a data com o tema “Habilidades Digitais para a Vida”.
O objetivo é impulsionar meninas e mulheres a prosperarem no setor da inovação, criando oportunidades para que elas ganhem habilidades como usuárias de tecnologia e criadoras no mundo digital.
A ONU News conversou com a desenvolvedora Cynthia Zanoni. Ela é fundadora da WoMakersCode, que incentiva meninas e mulheres a seguirem carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Após se encantar com a tecnologia, logo no seu primeiro contato com um computador aos 10 anos, ela conta que sofreu ao perceber que o mercado era dominado por homens.
“Eu sempre ouvi que a área de tecnologia, que naquela época era muito chamada de informática, era uma área muito masculina e difícil de conseguir uma oportunidade, pois precisava ter um conhecimento super avançado de inglês, matemática. […] por muito tempo eu guardava esse sonho só para mim, porque é muito complexo você querer ser algo que você não consegue se enxergar. Sempre que víamos alguém falando sobre computadores e tantas outras coisas ligadas à tecnologia e inovação, sempre eram referências masculinas.”
Para Cynthia Zanoni, existem muitas possibilidades para que mulheres e meninas possam aprender e contribuir com o setor da tecnologia.