Nesta edição especial do Destaque ONU News, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa conversa com Eleutério Guevane sobre a reeleição de António Guterres como secretário-geral da ONU. Segundo o presidente português, o segundo mandato terá desafios com a recuperação da pandemia de Covid-19, mas Guterres é a “pessoa certa no momento certo e no lugar certo”.

Rebelo de Sousa também ressaltou a concertação política, em língua portuguesa, para outras eleições na organização e contou que os países lusófonos apoiaram a candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança, com um assento permanente que começará em janeiro de 2022, e devem também se unir numa eventual candidatura de Moçambique ao mesmo órgão em um ano ou pouco mais.

O presidente afirmou que Portugal está liderando, na União Europeia, mais abertura para migrantes e refugiados no continente assim como o combate à mudança climática. Ele também expressou sua satisfação pessoal em ver Guterres à frente da ONU, uma vez que desde adolescentes, eles tinham os mesmos sonhos e travavam juntos as mesmas lutas, ainda que em partidos diferentes.

Assista à primeira parte da entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa à ONU News. A segunda parte será publicada no Destaque ONU News desta quarta-feira, 23 de junho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.