A deputada angolana e vice-chefe do Parlamento de seu país falou à ONU News após participar da reunião da União Interparlamentar com legisladores de todo o mundo na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Para Emília Carlota Dias, as mulheres já provaram que fazem a diferença na política e não podem mais ser excluídas do processo de decisão. Segundo a deputada, o machismo impediu, por muitos anos, e ainda impede, que as mulheres tenham um papel de destaque na política apesar de elas serem a maioria da população mundial.

“E já está comprovado que a mulher é o centro do desenvolvimento, a mulher é capaz de dirigir. A mulher é aquela não pode ser vista, como a história remonta, que nos diz que era para estar na cozinha, era para cuidar dos filhos e era para procriar. Hoje. Não”, afirma a política.

Emília Carlota Dias está em seu primeiro mandato como deputada pelo Mpla, o Movimento pela Libertação de Angola. Ela conta que começou em política estudantil participando de um grupo jovem do maior partido do país.

Assista à conversa com Monica Grayley, da ONU News.

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.