Ciência da Informação
Como falar com as crianças sobre os perigos e protegê-las online. Manter uma comunicação aberta e honesta e desenvolver o empoderamento é fundamental para proteger as crianças online e offline.
Qual é a ciência por trás disso?
Informações honestas, concretas, mas adequadas à idade e tranquilizadoras, ajudarão as crianças a lidarem com experiências difíceis e a reduzir o medo.
Permitir que as crianças falem livremente com perguntas abertas ajuda-as a expressar as suas emoções e a lidar melhor com o trauma.
Reconhecer os sentimentos das crianças, tranquilizá-las e ouvi-las ativamente faz com que elas se sintam amadas, apoiadas e seguras.
Sobre segurança digital online.
A resiliência das crianças é crucial para protegê-las online. As crianças que estão bem-informadas e capacitadas sobre como navegar com segurança na Internet estão mais protegidas.
Os pais bem-informados têm maior probabilidade de permanecer alertas aos riscos online e aos sinais de alerta para as crianças.
Definir regras para uso online ajuda a controlar os hábitos de internet das crianças. Idades diferentes exigem regras diferentes.
As coisas que os cuidadores podem fazer incluem ativar o controle dos pais, atualizar os antivírus e garantir que as configurações de privacidade estejam “altas”.
Passar tempo com as crianças na internet e explorar juntos garante sua segurança.
A campanha “Escutar para Cuidar” se inspira no programa internacional “Listen First”, adaptado ao contexto brasileiro, um resultado de esforço conjunto entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização Mundial da Saúde, a Missão interministerial da Luta contra as Drogas e Comportamentos Aditivos (Mildeca), o Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia e o governo da França. Desde que foi lançada, tornou-se uma campanha global com implementação em dezenas de países e traduzida para ao menos 10 idiomas, no Brasil o processo de adaptação é resultado de uma parceria entre o PNUD, o UNODC Brasil e a Secretária de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, através do Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas.
Esse vídeo compõe parte da sessão A Ciência do Cuidado (The Science of Care).
Os materiais abordam a importante linha direcionada ao cuidado. É composta de 10 vídeos e 10 cartazes informativos sobre: Ciência do afeto, atividades familiares, escuta ativa, brincadeiras, paciência, rotina, entre outros.
Leave a Reply