A Ciência do Afeto
A ciência prova que ser caloroso, amoroso e receptivo são algumas das ações mais importantes que os pais podem tomar para ajudar no desenvolvimento dos seus filhos. A afeição física traz benefícios reais à saúde e ao desenvolvimento que duram durante toda a infância e a idade adulta.
Qual é a ciência por trás disso?
O afeto pode ajudar as crianças a se tornarem mais inteligentes, mais saudáveis, mais felizes e mais resilientes.
O toque humano é essencial para o desenvolvimento do cérebro e o crescimento físico.
O carinho físico, como abraços e sorrisos, libera oxitocina, também conhecida como hormônio do amor.
A oxitocina pode estimular o crescimento, fortalecer o sistema imunológico e até mesmo ajudar as feridas a cicatrizarem mais rapidamente.
A oxitocina/afeto físico pode reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e até diminuir a pressão arterial.
O carinho faz com que as crianças se sintam amadas, aumenta a resiliência e as fortalece.
O afeto gera confiança e ajuda os pais a se relacionarem com os filhos.
Quanto mais carinho uma criança recebe, mais cresce sua confiança e desejo de explorar o mundo.
A campanha “Escutar para Cuidar” se inspira no programa internacional “Listen First”, adaptado ao contexto brasileiro, um resultado de esforço conjunto entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização Mundial da Saúde, a Missão interministerial da Luta contra as Drogas e Comportamentos Aditivos (Mildeca), o Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia e o governo da França. Desde que foi lançada, tornou-se uma campanha global com implementação em dezenas de países e traduzida para ao menos 10 idiomas, no Brasil o processo de adaptação é resultado de uma parceria entre o PNUD, o UNODC Brasil e a Secretária de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, através do Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas.
Esse vídeo compõe parte da sessão A Ciência do Cuidado (The Science of Care).
Os materiais abordam a importante linha direcionada ao cuidado. É composta de 10 vídeos e 10 cartazes informativos sobre: Ciência do afeto, atividades familiares, escuta ativa, brincadeiras, paciência, rotina, entre outros.
Leave a Reply