A pandemia da COVID-19 trouxe uma renovada atenção para a importância de fortalecer a redução do risco de desastres, disse nessa terça-feira (13) o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ao marcar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres.

O tema deste ano para a data é o fortalecimento da gestão do risco de desastres para construir um mundo mais seguro e resiliente.

Guterres alertou que, enquanto muitos países enfrentam várias crises ao mesmo tempo, os eventos climáticos extremos aumentaram dramaticamente nas últimas duas décadas.

“No entanto, vimos pouco progresso na redução da perturbação climática e da degradação ambiental. As situações ruins só pioram sem uma boa gestão do risco de desastres”, disse.

O chefe da ONU lembrou que a redução do risco de desastres não é responsabilidade exclusiva das autoridades locais e nacionais. “A COVID-19 nos mostrou que o risco sistêmico requer cooperação internacional. Uma boa gestão do risco de desastres significa agir com base na ciência e em evidências. E isso requer compromisso político ao mais alto nível para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Convenção-Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres”, disse Guterres.

Para erradicar a pobreza e reduzir os impactos das mudanças climáticas, diz Guterres, é preciso colocar o “bem público acima de todas as outras considerações”.

(Foto de capa do vídeo: Cenário de devastação após a passagem do furacão Irma, que atingiu a região do Caribe em 2017. Foto: UN Photo/Rick Bajornas)

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: