Pelo menos um terço das crianças vive em áreas expostas a uma escassez de água alta ou extremamente alta em todo o mundo. As alterações climáticas ameaçam piorar ainda mais a situação afetando cerca de 739 milhões de menores.

O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, lançou o relatório “A Criança Mudada pelo Clima” na preparação da 28ª Cúpula do Clima, COP28. O evento será realizado nos Emirados Árabes Unidos entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

O estudo revela que em 2022, um total de 953 milhões de crianças estavam expostas a stress hídrico alto ou extremamente alto. Cerca de 45% estão em áreas com vulnerabilidade hídrica alta ou extremamente alta. O total deverá alcançar 988 milhões em 2050.

A agência aponta que a maior parte das crianças exposta a esta situação vive nas regiões do Oriente Médio, Norte de África e Sul da Ásia. Nessas áreas, os recursos hídricos são limitados e a disponibilidade reduz por causa do lençol freático ou risco de seca.

O documento recomenda aos líderes mundiais e à comunidade internacional que durante a COP28 tomem medidas essenciais com e em benefício das crianças. A meta é garantir um planeta viável enfatizando o grupo no documento final.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: