A pandemia da COVID-19 apagou décadas de avanços para a igualdade de gênero. Desde a enorme perda de empregos à explosão de cuidados não remunerados, da escolaridade interrompida a uma crise crescente de violência doméstica e exploração, as vidas das mulheres foram destruídas e os seus direitos erodidos.

Mães – especialmente mães solteiras – têm enfrentado ansiedade severa e adversidades. “As consequências vão durar muito mais do que a pandemia. Mas as mulheres também têm estado na linha da frente da resposta à COVID-19”, destacou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em sua mensagem especial para o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

“São trabalhadoras essenciais para manter as pessoas vivas e manter as economias, comunidades e famílias unidas. Estão entre líderes que têm mantido os níveis de prevalência mais baixos e os países no caminho da recuperação”, acrescentou.

“Este ano o Dia Internacional da Mulher destaca o poder transformador da participação igualitária das mulheres. Estamos vendo isso nas Nações Unidas e me orgulho de termos alcançado a paridade de gênero em cargos de liderança da ONU, pela primeira vez na história.”

António Guterres afirmou que os “fatos são claros”.

“Quando as mulheres lideram no governo, vemos maiores investimentos em proteção social e maiores avanços contra a pobreza. Quando as mulheres estão no Parlamento, os países adotam políticas de mudanças climáticas mais rigorosas. Quando as mulheres estão na mesa de negociação de paz, os acordos são mais duradouros. E com as mulheres agora em igual número nos cargos de liderança nas Nações Unidas, estamos assistindo a uma ação ainda mais coordenada para garantir a paz, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.”

Num mundo dominado por homens com uma cultura dominada por homens, a igualdade de gênero é essencialmente uma questão de poder, destacou o secretário-geral.

#DiaDasMulheres #8M #IWD2021 #GeraçãoIgualdade #GenerationEquality @onumulheresbr

Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: