O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, concluiu nesta quarta-feira uma vista de quatro dias ao Iraque.

Ele esteve com altos funcionários do governo e representantes da sociedade civil para debater questões como o impacto das mudanças climáticas nos direitos humanos.

Ao concluir sua passagem pelo Iraque, Turk destacou à imprensa que pode observar os efeitos da mudança climática no país, que marcou temperaturas de 50ºC e sofre com secas.

Ao presenciar lugares com “calor escaldante” e ar poluído ao sul do país, o chefe dos Direitos Humanos afirmou que está evidente que “a era do superaquecimento global” começou.

Volker Turk destacou que o Iraque é um dos países mais vulneráveis a mudança climática.

Ele explica que a grave degradação ambiental é resultado de uma mistura de violência, excessos da indústria do petróleo, aquecimento global, menos chuvas e falta de gerenciamento e regulamentação eficazes da água.

Segundo Turk, o Ministro de Recursos Hídricos anunciou que os níveis de água no Iraque são os mais baixos de todos os tempos.

Ele avalia que a questão da água tem implicações regionais mais amplas e todos os países devem trabalhar para administrar o recurso como um bem público.

Reconhecendo os avanços do governo em endereçar a questão da água, Turk que autoridades tomaram ações que ameaçam a liberdade de expressão.

Ele cita relatos de violência, intimidação e ameaças de morte contra ativistas ambientais, sufocando o espaço aberto para discussão.

O alto comissário lembra que o Iraque tem contribuído historicamente para moldar o mundo. No entanto, o país também tem uma história recente de repressão e algumas das piores violações dos direitos humanos já testemunhados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: