“É preocupante que no Brasil, um país com um ambiente legal em geral respeitoso dos direitos humanos, comecem a surgir iniciativas legislativas de teor discriminatório contra a comunidade LGBTQIAP+.”
– Claudia Velasquez, diretora e representante do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil, 13 de julho de 2023.
O relatório global do UNAIDS divulgado nesta quinta-feira (13/07) mostra que há um caminho claro para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública, destacando que as respostas ao HIV têm sucesso quando estão baseadas em uma forte liderança política.
Isso significa respeitar a ciência, dados e evidências; enfrentar as desigualdades que impedem o progresso na resposta ao HIV e outras pandemias; fortalecer as comunidades e as organizações da sociedade civil em seu papel vital na resposta; e garantir financiamento suficiente e sustentável.
Países como Botsuana, Essuatíni, Ruanda, a República Unida da Tanzânia e Zimbábue já alcançaram as metas “95-95-95”.
Isso significa que, nesses países, 95% das pessoas que vivem com HIV conhecem seu status sorológico; 95% das pessoas que sabem que vivem com HIV estão em tratamento antirretroviral que salva vidas; e 95% das pessoas em tratamento estão com a carga viral suprimida.
O Brasil, por sua vez, também está no caminho, com suas metas na casa de 88-83-95. Mas o país ainda enfrenta obstáculos, causados especialmente pelas desigualdades, que impedem que pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade tenham pleno acesso aos recursos de prevenção e tratamento do HIV que salvam vidas.
“Ao mesmo tempo assistimos o movimento em casas legislativas municipais, estaduais e até mesmo no Congresso de apresentar legislações criminalizadoras e punitivas que afetam diretamente a comunidade LGBTQIA+, especialmente pessoas trans”, alerta Ariadne Ribeiro Ferreira, oficial de Igualdades e Direitos do UNAIDS Brasil.
Saiba mais: https://bit.ly/UNAIDS_artigo
Siga o @unaidsbrasil nas redes!
#Agenda2030 #ObjetivosGlobais
#DireitosHumanos #LivreseIguais #Trans #LGBTQIA+
#HIVAIDS #UNAIDS #ONUBrasil
Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org
Leave a Reply