Relatório da ONU mostra que é possível acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.
O relatório global de 2023 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), divulgado neste dia 13, mostra que há um caminho claro para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública. Isso requer:
🔹Respeitar a ciência, dados e evidências.
🔹Enfrentar as desigualdades que impedem o progresso na resposta ao HIV e outras pandemias.
🔹Fortalecer as comunidades e as organizações da sociedade civil em seu papel vital na resposta.
🔹Garantir financiamento suficiente e sustentável.
Esse caminho também ajudará o mundo a estar mais bem preparado para enfrentar futuras pandemias e a avançar no progresso em direção à conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O relatório intitulado “O Caminho que põe fim à AIDS” traz dados e estudos de caso que destacam que o fim da AIDS é uma escolha política e financeira, e que os países e lideranças que já estão seguindo esse caminho estão obtendo resultados extraordinários.
Países como Botsuana, Essuatíni, Ruanda, a República Unida da Tanzânia e Zimbábue já alcançaram as metas “95-95-95”.
Isso significa que, nesses países, 95% das pessoas que vivem com HIV conhecem seu status sorológico; 95% das pessoas que sabem que vivem com HIV estão em tratamento antirretroviral que salva vidas; e 95% das pessoas em tratamento estão com a carga viral suprimida.
O Brasil, por sua vez, também está no caminho, com suas metas na casa de 88-83-95. Mas o país ainda enfrenta obstáculos, causados especialmente pelas desigualdades, que impedem que pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade tenham pleno acesso aos recursos de prevenção e tratamento do HIV que salvam vidas.
“O fim da AIDS é uma oportunidade para as lideranças de hoje deixarem um legado extraordinariamente poderoso para o futuro”, defende Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS.
📌 Saiba mais: https://bit.ly/UNAIDS_2023
#Agenda2030 #ObjetivosGlobais #AjaAgora
#HIVAIDS #UNAIDS #ONUBrasil
Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org
Leave a Reply