No Norte do país, um grupo de mulheres vítimas de acidentes de escalpelamento (quando há o arrancamento abrupto do couro cabeludo) participaram de uma formação com foco no fortalecimento de sua autoestima e autonomia.
A iniciativa de fomento ao empreendedorismo e ao empoderamento feminino é fruto da parceria entre o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT).
O resultado foi a formação de uma poderosa rede de troca de informações e de solidariedade.
“Eu tenho alguns cursos, mas, muitas vezes, o certificado fica lá, parado na gaveta. O diferencial dessa formação foi que ela despertou em mim uma vontade de correr atrás. É como se, agora, alguém tivesse dito ‘o que você está esperando para ir lá e ganhar dinheiro? Você tem tudo nas mãos’”, afirma Rosinete Serrão, 44 anos. Ela sofreu o acidente aos 20, quando voltava de uma festa de família.
Um dos sonhos de Rosinete – que, ao longo da vida, se tornou uma ativista pelo direito das mulheres ribeirinhas – é aprimorar seu ateliê de produção de perucas. “No curso do MPT e do UNOPS, eu aprendi a usar melhor minha rede de contatos e as ferramentas digitais, como o Whatsapp”, exemplifica. Ela planeja ir além.
Detalhes: http://bit.ly/rosinete-sonho
Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org
Leave a Reply