O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, gravou uma mensagem em vídeo para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (21 de março).
“No ano passado, pessoas em todo o mundo saíram às ruas para protestar contra a perversa pandemia mundial de racismo. Eles identificaram a essência do racismo. Em todos os lados. Perigoso. Abominável. Feio”, destacou.
“O racismo é um mal global profundamente enraizado. Transcende gerações e contamina sociedades. Perpetua as desigualdades, a opressão e a marginalização. Vemos racismo na discriminação generalizada sofrida por pessoas de ascendência africana. Vemos racismo nas injustiças e opressão sofridas pelos povos indígenas e outras minorias étnicas. Vemos racismo nas visões repugnantes de supremacia branca e de outros grupos extremistas. Onde quer que vejamos racismo, devemos condená-lo sem reservas, sem hesitação, sem limitação.”
Neste ano, o Dia destaca o importante papel dos jovens, que têm estado na linha da frente da luta contra o racismo. “As atitudes e os comportamentos dos jovens ditarão os moldes e a aparência das nossas sociedades. Portanto, apelo aos jovens de todos os lugares, bem como aos educadores e líderes, que ensinem ao mundo que todas as pessoas nascem iguais.”
Guterres ressaltou ainda que a supremacia é uma “mentira perniciosa” e que o “racismo mata”. E completou: “Neste dia, e todos os dias, vamos trabalhar juntos para livrar o mundo do mal pernicioso do racismo para que todos possam viver num mundo com paz, dignidade e oportunidades”.
(Crédito da foto de capa do vídeo: UN Photo/Evan Schneider)
Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org
Leave a Reply