As Nações Unidas marcam nesse domingo (13) o Dia Internacional para a Conscientização do Albinismo. Em sua mensagem para a data, o secretário-geral da organização, António Guterres, reiterou sua solidariedade para com as pessoas com albinismo.

O tema do dia este ano é “Força além de todas as probabilidades”.

“Este tema reflete a resiliência, perseverança e realizações de pessoas com albinismo perante conceitos errôneos generalizados, discriminação e violência. Apesar desses obstáculos ao bem-estar e à segurança, os líderes de organizações que representam pessoas com albinismo continuam a trabalhar arduamente para apoiar os mais vulneráveis”, destacou Guterres.

“Sinto-me encorajado pelo fato de as pessoas com albinismo estarem cada vez mais ocupando seu lugar de direito nas plataformas de tomada de decisão em todo o mundo, levando a compromissos significativos, como o Plano de Ação sobre o Albinismo na África. E saúdo o trabalho da especialista independente das Nações Unidas em albinismo, na promoção dos direitos das pessoas com albinismo”, acrescentou.

Guterres lembrou, no entanto, que ainda há muito a fazer. “Há uma necessidade profunda de desmistificar a condição e acabar com a discriminação. Aproveito esta oportunidade para apelar a todas as nações e comunidades que protejam e respeitem os direitos humanos de todas as pessoas com albinismo e garantam o apoio e os cuidados necessários.”

(Imagem de capa: uma cuidadora atende uma criança com albinismo abandonada em Goma, Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC). Foto de 2007. Crédito da foto: ONU/Marie Frechon)

Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: