01. O Brasil está finalmente empenhado na educação de seus pequenos, com a criação inédita da Secretaria de Alfabetização.
É a libertação da nação pelo conhecimento, sem amarras ideológicas ou instrumentalização do ensino para fins políticos.
02. Os vergonhosos resultados da educação dos últimos anos advêm de escolhas equivocadas e irresponsáveis.
Professores tiveram salários rebaixados, o ensino de base foi negligenciado e investimentos foram direcionados para o ensino superior.
03. Felizmente, essas lógicas foram alteradas. Com a determinação de servir à nação e não mais dela se servir e aproveitar, as políticas educacionais seguiram o exemplo do combate ao crime e à corrupção, da geração de empregos, dos recordes de investimentos e da defesa da vida.
04. Já no começo deste Governo, em janeiro de 2019 foi criada uma secretaria dedicada exclusivamente à ALFABETIZAÇÃO, com especialistas no assunto, profissionais com anos de dedicação à alfabetização, instrução de pais e responsáveis, e aliança com entidades internacionais.
05. Além da criação da nova secretaria, o tema foi uma das 35 prioridades dos primeiros dias de Governo.
Para tão grandiosa missão, instituiu-se a Política Nacional de Alfabetização (PNA), com diretrizes para uma abordagem técnica, primando por critérios científicos.
06. Todo esse esforço é necessário porque, segundo o PISA 2018,
– 68,1% dos jovens brasileiros não sabem fazer cálculos simples de matemática,
– 55% não têm noções mínimas de ciências e
– 50% não sabem interpretar textos.
07. Os números são alarmantes e revelam que levaremos anos para reverter a situação catastrófica na qual o ensino brasileiro foi jogado.
Décadas de descaso com o conhecimento exigirão decênios de reação de toda a nação. Por isso tanto empenho do Governo do Brasil.
08. A seguir, alguns programas e ações do Governo do Brasil voltados para a Alfabetização, visando reverter a situação trágica em que está cativo o ensino brasileiro nas últimas décadas, valorizando critérios baseados em evidências científicas reconhecidas internacionalmente.
09. TEMPO DE APRENDER: investe na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores, em materiais e recursos para alunos e professores e no acompanhamento da evolução dos alunos.
Milhares de municípios já aderiram, com mais de 3 milhões de acessos ao material online.
10. CONTA PRA MIM: programa de estímulo à leitura e à contação de histórias no ambiente familiar. Focado principalmente em crianças de 0 a 4 anos, busca preparar os pequenos para a escola com a participação da família. São 40 vídeos com atividades e brincadeiras para a família.
O programa contempla ainda fábulas contadas (Spotfy, SoundCloud e Deezer) e 16 vídeos com dicas de leitura e escrita em família.
. Acesse os materiais do programa: http://alfabetizacao.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=25:programa-conta-pra-mim&catid=18:para-pais-e-responsaveis
12. Neste Governo, o Brasil finalmente aderiu ao PIRLS, exame internacional que mede o nível de leitura das crianças e cujos resultados apontam caminhos de aperfeiçoamento.
Inexplicavelmente, nunca participáramos da iniciativa: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77601
13. O SAEB (Avaliação da Educação Básica) passa a ser aplicado anualmente, desde o 2º ano do ensino fundamental até o médio.
A avaliação, que mede a proficiência dos alunos (se realmente aprenderam o que era para aprender), era feita a cada 2 anos, atrasando correções de rotas.
14. GRAPHOGAME: aplicativo gratuito que simplifica a aprendizagem infantil e garante apoio no ensino remoto, ampliando o desenvolvimento da ortografia e as habilidades de leitura.
Faz parte do programa Tempo de Aprender.
15. Curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC): fruto da cooperação internacional de instituições do Brasil e de Portugal, o curso prepara os professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura.
16. Para saber mais sobre as iniciativas do Governo do Brasil voltadas à ALFABETIZAÇÃO, acesse: alfabetizacao.mec.gov.br
Faça como milhões de pais: acesse as orientações de práticas de alfabetização, aproveite os tutoriais, leia e brinque com os pequenos.
Leave a Reply