Produzido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o documentário “Rios Urbanos” mostra a complexa interação entre as pessoas, as cidades, os rios e o oceano, e a impressionante – e frágil – biodiversidade dos ecosistemas aquáticos.
🇺🇳 O filme é destaque durante a Conferência da ONU sobre a Água de 2023, que acontece entre os dias 22 e 24 de março de 2023 na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. “Rios Urbanos” foi também apresentado aos delegados e representantes dos Estados-Membros da ONU durante a Segunda Conferência sobre o Oceano, que aconteceu em julho de 2022 em Lisboa, Portugal.
“Rios Urbanos” foi produzido e dirigido pelo biólogo marinho brasileiro Ricardo Gomes, diretor do Instituto Mar Urbano, no Rio de Janeiro, e contou com o apoio do PNUD e da organização de defesa dos oceanos Ocean Pact. O documentário foi gravado em Portugal, mostrando o cotidiano de cidadãos que vivenciam diretamente a interação dos rios Tejo e Sado com a vida econômica, social e cultural das cidades. O filme destaca a rica e delicada biodiversidade aquática tão próxima a centros urbanos, cuja preservação requer o comprometimento de todas e todos.
“Rios Urbanos” apresenta a interdependência e sinergia entre vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) críticos para o bem-estar e o futuro da humanidade, incluIndo:
– ODS 6: Água potável e saneamento
– ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
– ODS 12: Consumo e produção sustentáveis
– ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
– ODS 14: Vida na água
– ODS 15: Vida terrestre
A produção de “Rios Urbanos” foi inspirada pelo premiado filme “Baía Urbana”, que destacou a complexa interação entre a Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro. Produzido e dirigido por Ricardo Gomes com apoio do PNUD e da Ocean Pact, o filme “Baía Urbana” foi apresentado durante a histórica Primeira Conferência da ONU sobre o Oceano, que aconteceu em 2017 em Nova Iorque.
© Rios Urbanos, 2023 – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto Mar Urbano, e Ocean Pact.
Direção: Ricardo Gomes, Instituto Mar Urbano.
Leave a Reply