SEC realiza ações de conscientização e prevenção à saúde masculina na Campanha Novembro Azul

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor (Pasvap), vinculado à Superintendência de Recursos Humanos (Sudepe), promoverá ao longo de novembro uma série de ações de conscientização voltadas para a saúde do homem, dentro da Campanha Novembro Azul. Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, as atividades ocorrerão nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e em unidades escolares de todo o Estado.

“No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Foi pensando nisso que nós, da Secretaria da Educação, em parceria com outros órgãos e entidades, resolvemos promover essas ações de cuidado com a saúde. Entendemos que se tratam de temáticas sensíveis e importantes para o conhecimento de todos, por isso as atividades são abertas a toda comunidade escolar. Informar e prevenir é, seguramente, a melhor opção”, destaca a superintendente da Sudepe, Rosário Muricy.

A SEC já está realizando as atividades em alusão à campanha. Na última sexta-feira (1º), foi iniciada a distribuição de camisas e laços azuis para os servidores e dirigentes, bem como para os 27 NTEs. A partir do dia 8, será realizada uma sensibilização sobre a campanha nas salas e nos setores do órgão central da SEC, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Além disso, durante todo este mês, equipes do Pasvap irão desenvolver oficinas nas escolas com orientações sobre cuidados preventivos e promoção de um ambiente escolar saudável e acolhedor. Ainda em novembro, em parceria com a Secretaria da Saúde, a SEC pretende disponibilizar atendimento de exames voltados à saúde do homem, ampliando o acesso a esses serviços essenciais.

Importância do movimento – O Novembro Azul é uma campanha mundial, que busca conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam a saúde masculina. O movimento teve início em 2003, na Austrália, e, desde então, é celebrado globalmente. Em 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a campanha ganha destaque, reforçando a importância dos cuidados com a saúde masculina.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui