Semana de Dança na Alba revela talentos entre estudantes da rede estadual

Semana de Dança na Alba revela talentos entre estudantes da rede estadual

Os estudantes da rede estadual de ensino participam, nesta terça (3) e quarta-feira (4), da 11ª edição da Semana da Dança 2024 – Com muita Força e Movimento, uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que marca a comemoração do Dia do Bailarino, celebrado em 1° de setembro. Durante dois dias, os estudantes apresentarão suas criações coreográficas, pela manhã, entre às 9h e o meio-dia, e à tarde, entre às 14h e às 17h. No encerramento, na quinta-feira (5), haverá uma sessão especial “Política Pública para a Dança”, no plenário da casa legislativa.

Para os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia, o acesso à arte e à cultura faz parte do dia a dia da escola, graças aos projetos estruturantes fomentados pela SEC, como explica a coordenadora de Programas e Projetos da Educação Básica da SEC, Djenane Silva dos Santos. “O que será apresentado aqui é fruto de investimento da Secretaria da Educação do Estado. Temos talentos dentro da escola pública, que são revelados graças a esses projetos artísticos. Esta ação, que mobiliza a Alba e as escolas, só reforça o quanto somos uma rede potente e acreditamos em nossos estudantes”, revela.

Foto: Luiz Carrerra

Além de promover o protagonismo estudantil com a apresentação de grupos de dança de 15 escolas estaduais, a proposta é fomentar a discussão sobre a cultura da dança e proporcionar, também, a interação entre os estudantes e os profissionais do mundo da dança que estarão presentes ao evento. Na manhã desta terça-feira, por exemplo, os jovens da Escola Anísio Teixeira – Classe VI e dos colégios estaduais Kleber Pacheco, Renan Baleeiro, Luís Rogério de Souza e Vila Canária mostraram seu talento através das criações coreográficas, resultado do trabalho desenvolvido em suas unidades de ensino.

Para o coreógrafo Iago Carvalho dos Santos, que é professor de dança pelo Programa Educa Mais Bahia, no Colégio Estadual Renan Baleeiro, em Salvador, o contato dos estudantes com a arte e a cultura, através da dança, favorece a sua formação como cidadãos. “Hoje, estamos trazendo a coreografia ‘Maré Mansa’, que trata do resgate da ancestralidade, por meio de movimentos que remetem à vida dos pescadores”, explica.

A estudante do 3º ano da unidade de ensino, Alana dos Santos, 17 anos, sua parceira na coreografia, revela que, a partir das aulas, que acontecem às quintas e sextas-feiras, no contra turno, descobriu sua real vocação: “a dança faz parte de minha vida e vou seguir por esse caminho, depois que finalizar o Ensino Médio”.

Foto: Luiz Carrerra

Talento revelado

O jovem Josué Ferreira Conceição, 15 anos, é estudante da Escola Estadual Anísio Teixeira – Classe VI, no bairro da Caixa D´Água, onde há dois anos teve seu primeiro contato com a dança, através do Ballet Márcia Santos, que oferece aulas gratuitas aos estudantes de escolas públicas. Desde então, ele vem se destacando e se prepara para fazer, ainda este ano, um teste para a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, tradicional escola de balé existente na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Fundada em 2000, a unidade é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e possui alunos de vários estados brasileiros e de outros países.

“A dança envolve Josué de uma forma tão intensa que ele vem superando uma série de problemas familiares e, hoje, consegue estudar melhor, pensar melhor e ter novas perspectivas de vida”, explica a dançarina Márcia Santos, revelando, também, que o aluno está se preparando para realizar um teste para o Ballet Bolshoi, que se interessou pela dança de Josué após assistir a um vídeo da sua performance.

Seu aprendiz, entre pequenos saltos e piruetas, agradece a oportunidade da melhor forma que conhece: “o que não consigo falar me expresso pela dança”.

Foto: Luiz Carrerra

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui