Servidores da Educação participam de campanha de doação de sangue

Uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), está instalada no estacionamento da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para atender os servidores da instituição que desejam colaborar para o aumento do estoque de sangue na Bahia e ajudar a salvar muitas vidas. A iniciativa, que começou nessa terça-feira (10) e continua nesta quarta-feira (11), das 9h às 16h, integra as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvap).

De acordo com a Fundação Hemoba, uma única doação pode salvar até quatro vidas, fornecendo componentes sanguíneos essenciais para pacientes em tratamentos diversos, como cirurgias, emergências médicas, tratamentos oncológicos e doenças crônicas. Além disso, doadores regulares contribuem para manter os estoques dos hemocentros abastecidos, garantindo que o sangue esteja disponível quando necessário.

Foto: Luiz Carrera – Ascom/SEC

Além de ajudar a salvar vidas, a doação de sangue traz benefícios também para o doador. O ato de doar promove um controle maior sobre a própria saúde, já que os doadores passam por uma triagem rigorosa e exames de sangue, que podem detectar precocemente algumas condições de saúde. Os especialistas lembram que, ao doar sangue, há um aumento na produção de novas células sanguíneas, o que pode revitalizar o sistema circulatório.

Foto: Luiz Carrera – Ascom/SEC

A servidora Daniela Lisboa, que doou sangue pela primeira vez, aproveitou a oportunidade. “Eu já vinha pensando em doar, mas as atribulações do dia a dia acabam nos acomodando. Com a unidade do Hemoba no local do trabalho facilitou. Agora, quero tornar essa ação uma rotina porque é uma atitude que vai beneficiar muita gente que pode estar em uma situação de emergência”. Já a coordenadora de Ensino Médio da SEC, Larissa Ferreira Gonçalves, disse que tem na sua rotina a doação de sangue. “Desde que um amigo precisou de doações de sangue por conta de uma complicada cirurgia no coração, há cerca de quatro anos, criei o hábito. A iniciativa da Secretaria de colocar uma unidade móvel aqui é muito importante, porque contribui para facilitar o desejo das pessoas de doar sangue e ajudar a salvar vidas”.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui