Ágata é uma menina de 8 anos que mora no norte do Brasil e recebe em casa o material escolar para continuar estudando, graças à Busca Ativa Escolar.

Além da pandemia da COVID-19 que trancou todo mundo dentro de casa em 2020 e suspendeu as aulas presenciais do ensino municipal no pequeno município de Vigia, no Pará, a família de Ágata passou um tempo em outra cidade por conta de um problema familiar.

A garota, então, perdeu não só o contato com professores e colegas, mas também o ano letivo.

A Secretaria de Educação da cidade decidiu fazer um plantão de Busca Ativa Escolar e ir atrás de cada #menina ou #menino que não estava assistindo às aulas.

Em uma das casas estava Ágata, que foi rematriculada no primeiro ano e agora recebe da professora os materiais para continuar estudando.

“Eu fiquei muito feliz”, conta ela, sorriso estampado no rosto.

Assim como Ágata, desde o início da pandemia, outras 81 crianças e adolescentes do município já foram encontrados pela equipe de Busca Ativa Escolar e rematriculados, em um esforço conjunto de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e gestores.

A cidade de Vigia, assim, recebeu 82 girassóis: cada um representando uma criança de volta à escola.

“Cada girassol que vai crescendo e se desenvolvendo, é a nossa criança construindo a sua própria história”, conta Márcia Souza, coordenadora pedagógica e coordenadora operacional de Busca Ativa Escolar na cidade de Vigia, Pará.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia do UNICEF Brasil e parceiros para apoiar 3,2 mil municípios e 18 estados a enfrentar a exclusão escolar.

Durante a pandemia, o trabalho foi adaptado para que ninguém ficasse sem aprender.

Saiba mais em www.buscaativaescolar.org.br

Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: