“Assim que países com vacinas tiverem vacinado seus profissionais da saúde e seus idosos, a melhor maneira de proteger o restante de sua própria população é compartilhando vacinas, para que outros países possam fazer o mesmo”, afirmou a liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Número de pessoas vacinadas contra a COVID-19 já é maior do que a quantidade de pessoas infectadas, segundo a OMS.

Ainda assim, casos da doença já ultrapassaram 100 milhões em todo o mundo, e, até a última sexta-feira (5), mais de três quartos das vacinações tinham acontecido em apenas 10 países. Isso significa que, até a data, 130 países, com 2,5 bilhões de pessoas, ainda não haviam administrado nenhuma dose.

Segundo Tedros, a pandemia não acabará enquanto não terminar em todos os lugares. “O mundo está num momento decisivo da pandemia. Mas é também um ponto decisivo na história: enfrentando uma crise comum, podem as nações se unir numa abordagem comum?”

Chefe da OMS instou governos a vacinar trabalhadores da saúde e idosos e compartilhar as doses em excesso com o COVAX, o mecanismo global liderado pela agência da ONU que trabalha para garantir o acesso igualitário e a distribuição igualitária das vacinas em todo o mundo.

Segundo a OMS, o COVAX entregará cerca de 1,2 milhão de doses da vacina Pfizer-BioNTech a 18 países no primeiro trimestre do ano, de um total acordado de 40 milhões.

Mais 336 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford devem ser enviadas para quase todos os países que aderiram à aliança global.

Número total de doses cobrirá, em média, 3,3% da população dos países beneficiados pelo acordo.

Acompanhe:
https://www.paho.org/pt/covid19

Acompanhe o trabalho da ONU no Brasil e no mundo nas nossas principais redes sociais e em nosso site:
ℹ️ https://www.facebook.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.instagram.com/onubrasil
ℹ️ https://www.youtube.com/onubrasiloficial
ℹ️ https://twitter.com/ONUBrasil
ℹ️ https://www.tiktok.com/@onubrasil
ℹ️ https://brasil.un.org

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d blogueiros gostam disto: