Visita a centro tecnológico na BTS marca retomada do Projeto Ecomar de desenvolvimento sustentável

Gestores e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizam, no dia 30 de julho, uma visita técnica ao Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), da Bahia Pesca, localizado na Fazenda Experimental Oruabo, município de Santo Amaro. A atividade faz parte do cronograma do Grupo de Trabalho do Projeto Ecomar e tem o objetivo de conhecer a estrutura e potencialidades do espaço para abrigar um conjunto de iniciativas, do Governo da Bahia, voltadas ao desenvolvimento ambiental, econômico e social da Baía de Todos-os-Santos (BTS).

Elaborado em 2020 pela Sema e parceiros, o Ecomar tem como um de seus principais objetivos apoiar a cadeia produtiva da pesca e aquicultura. “Essa visita marca, efetivamente, a retomada deste Projeto interinstitucional do Governo com base na sustentabilidade, inclusão social e econômica da população de toda a região da BTS”, explicou a diretora de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Luana Ribeiro.

Dentre as ações do projeto, estão investimentos prioritários para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias inovadoras, capacitações e a inclusão produtiva destinadas às comunidades tradicionais, que incluem pescadores artesanais, marisqueiras e quilombolas. Participam da visita, além da Sema, representantes das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Bahia Pesca (gestor do CVTT).

Grupo de Trabalho (GT)

O GT do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BTS é atualmente composto por diversas secretarias estaduais, instituições e empresas, incluindo a Casa Civil, Secretarias do Meio Ambiente (Sema), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Desenvolvimento Econômico (SDE), do Turismo (Setur-BA), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), Bahia Pesca, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Cadastro Ambiental Rural (CAR), a União dos Municípios da Bahia (UPB), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), BAHIAINVESTE, a Codeba, e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa).

Fonte: Ascom/Inema

Fonte: Clique aqui