Em reunião, na manhã desta terça-feira (11), a Comissão Organizadora Estadual (COE) da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema) definiu o regulamento e selecionou as propostas que serão apresentadas na etapa estadual, que vai acontecer nos dias 11 e 12 de março, em Salvador. O regulamento são as normas que vão reger as discussões de cada um dos eixos – Mitigação das mudanças climáticas; Adaptação e preparação para desastres; Justiça climática; Transformação ecológica; e Governança e educação ambiental.
Um dos destaques da reunião foi à quantidade de propostas enviadas, 370 durante as Conferências Municipais e Intermunicipais. Dessas, 60 foram selecionadas para serem discutidas durante o evento, que tem como objetivo discutir diretrizes e promover políticas públicas ambientais na Bahia, além de indicar as 20 representantes que irão participar da 5ª Conferência Nacional em Brasília.
A coordenadora da comissão organizadora, Mariana Mascarenhas, destacou que entre as regras estabelecidas e informadas hoje durante o encontro está a que estabelece que o trabalho vai consistir em três rodadas de analises e ajustes das propostas apresentadas, de modo a permitir que todos deem sua contribuição em todas as propostas apresentadas. “Cada eixo temático será subdividido em três salas que contarão com uma equipe formada por uma pessoa responsável por facilitar as discussões e condução dos trabalhos e uma pessoa de apoio para sistematizar as propostas e ajudar nos trabalhos”, concluiu Mariana.
De outubro a dezembro foram realizadas 23 conferências intermunicipais e 13 municipais, engajando mais de 360 municípios baianos. Além disso, também foram realizadas mais de 100 conferências livres, eventos organizados por entidades da sociedade civil organizada (como Cooperativas, Associações, Instituições Educacionais e afins) com o intuito de incentivar a participação da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática.
Sobre a 4ª Cema
Com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema) busca unir sociedade e governo na formulação de políticas ambientais. O evento visa promover o diálogo entre o poder público, organizações da sociedade civil, setor empresarial, redes, fóruns e colegiados dedicados às questões ambientais.
Entre os principais objetivos da 4ª Cema estão a ampliação do acesso às informações sobre a emergência climática, a elaboração de uma agenda de mitigação para conter o aumento da temperatura global a 1,5°C e o incentivo à participação social nos debates sobre medidas de adaptação às mudanças climáticas. Já foram discutidas ações como o incentivo ao uso de fontes de energia renovável, o fortalecimento de políticas de manejo sustentável dos recursos naturais e a promoção de campanhas educativas para conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas.
Fonte: Ascom/Sema