Hospital Regional de Juazeiro inaugura serviço de hemodinâmica e amplia assistência cardiovascular no Norte da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, inaugurou nesta sexta-feira (12) o serviço de hemodinâmica do Hospital Regional de Juazeiro, equipamento que fortalece a rede de assistência de alta complexidade no norte baiano. Com o novo serviço, a população terá acesso a procedimentos especializados em áreas como cardiologia, angiologia e neurointervenção.

A implantação do serviço contou com um investimento total de R$ 6. milhões. O novo setor funcionará em regime de 24 horas por dia, oferecendo atendimento contínuo para pacientes que necessitam de procedimentos diagnósticos e terapêuticos de alta complexidade.

Com a nova estrutura, o hospital passa a realizar procedimentos de Radiologia Intervencionista em Angiologia e Cardiologia Intervencionista, além de atendimentos em Cirurgia Endovascular e Neurointervenção, especialidades fundamentais para o tratamento de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, muitas vezes em situações de urgência e emergência.

Durante a entrega, o governador destacou a importância da ampliação da rede especializada para garantir assistência mais próxima da população do interior. “A implantação do serviço reduz a necessidade de deslocamentos para outros centros de referência e fortalece a regionalização da saúde no estado”, afirmou.

A secretária estadual da Saúde ressaltou que a nova sala de hemodinâmica representa um avanço significativo para a assistência especializada na macrorregião Norte, ampliando a capacidade de resposta do sistema público de saúde e proporcionando maior agilidade no atendimento de casos que exigem intervenções rápidas e precisas. “Esse é o primeiro serviço de hemodinâmica 100% SUS nesta região. Daremos direito ao paciente de ser tratado aqui”, pontuou Roberta Santana.

Com a inauguração, a rede estadual passa a contar com 12 salas de hemodinâmica distribuídas em nove unidades hospitalares na capital baiana e nos municípios de Barreiras, Irecê, Ilhéus, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Jéquié ampliando a cobertura dos serviços especializados em diferentes regiões do estado.

A chegada do serviço ao Hospital Regional de Juazeiro reforça a estratégia da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia de descentralizar o acesso a procedimentos de alta complexidade, garantindo atendimento mais rápido, qualificado e próximo da população das diversas regiões baianas.

Durante a agenda em Juazeiro, o Governador ainda assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro Especializado em Reabilitação.

 

Fotos: Dóris Queirós / Saúde GovBA

Créditos Autor: Yasmim Marinho
Créditos Imagens: Reprodução Internet

Fonte: Clique aqui