Bahia sedia III Fórum Internacional de Jovens em defesa de um futuro mais sustentável

Representando o governador Jerônimo Rodrigues na cerimônia de abertura, o chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), André Ferraro, deu as boas-vindas aos participantes, reafirmando o compromisso do estado com o protagonismo da juventude na gestão ambiental do estado: “a Bahia tem orgulho de sediar este encontro, reforçamos nossa disposição para colaborar com soluções globais que sejam ao mesmo tempo de proteção dos ecossistemas e inclusivas para os jovens, principalmente dos que representam os povos e comunidades tradicionais. Estamos testemunhando uma nova geração que não apenas assume a bandeira da preservação, mas que também está disposta a inovar e a influenciar políticas públicas em escala global”.

Foto: Matheus Lemos – Ascom Sema/Inema

O gestor ambiental também pontuou a valorização dos espaços que estes têm ocupado dentro da estrutura do atual governo estadual, em especial na área ambiental. Então, contribui com projetos inovadores, a exemplo do Bahia +Verde, lançado em 2023 e que tem norteado ações transversais de desenvolvimento sustentável, com resultados significativos de redução de 70% no desmatamento do Cerrado e mais de 50% da Mata Atlântica.

A representante da Unesco, a especialista do Programa Homem e Biodiversidade(MAB), Maria Rosa Cárdenas, falou do significado de realizar o fórum em um lugar tão emblemático como a Bahia. “O fórum não poderia acontecer em lugar mais simbólico do que aqui, onde natureza e cultura caminham juntas. O Governo baiano tem feito um trabalho um trabalho de destaque junto às resevas da biosfera. Esperamos que este encontro inspire a juventude e impulsione a proteção ambiental, um momento único para pensar toda a riqueza não somente ecossistêmica, que é muito diversa, mas também toda a riqueza sociocultural”, ressaltou.

Foto: Matheus Lemos – Ascom Sema/Inema

O local do evento faz parte da primeira rota de “Postos Avançados” da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do país, sendo assim, um local estratégico que proporcionará abordar de forma vivenciada temáticas como territorialidade, ancestralidade, governança comunitária e soluções baseadas na natureza.

Na programação, os participantes também contarão com palestras e oficinas temáticas sobre as Reservas da Biosfera, abordando práticas de conservação e o impacto das mudanças climáticas, além de visitas aos postos avançados da RBMA.

A servidora do Inema, Adriana de Castro, que também é coordenadora do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA) e gestora da APA do Litoral Norte, explicou que a Bahia tem fortalecido os instrumentos de conservação, dentre eles, os Postos Avançados da RBMA.

“No conjunto de unidades de proteção e instituições que atuam na proteção da Mata Atlântica, sejam de gestão municipal, estadual, federal e particular, já alcançamos 18 Postos Avançados da RBMA, sendo o estado com maior numero destes espaços no Brasil. São centros de pesquisa, educação ambiental e divulgação dos programas e projetos desenvolvidos pelas Reservas da Biosfera”, explicou.

A solenidade também contou com a participação do secretário nacional da Juventude do governo federal, Ronald Sorriso e do coordenador-geral de Políticas de Juventude, Nivaldo Millet, que falaram sobre as ações dos governos para os jovens.

Reserva da Biosfera

É um modelo adotado internacionalmente de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, com os objetivos básicos de preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações, nos termos da Lei do SNUC (Lei nº 9.985/00).

No Brasil, existem sete Reservas da Biosfera sendo a Bahia inserida nas da Mata Atlântica e da Caatinga. O Estado, por meio do Inema, é responsável pela gestão de 45 Unidades de Conservação em toda a Bahia, distribuídas nos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Costeiro e Marinho. Deste total, são 25 especialmente criadas com o intuito de, entre outras finalidades, proteger os recursos naturais da Mata Atlântica.

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a pioneira entre as unidades declaradas no Brasil, com uma extensão de cerca de 89 milhões de hectares, ela se destaca como a maior reserva da biosfera com cobertura florestal em todo o planeta. Sua abrangência engloba áreas naturais da Mata Atlântica presentes em 17 estados brasileiros, incluindo a Bahia, formando um grande corredor ecológico.

Rede Brasileira de Jovens das RBCriada em 2021, a Rede tem o intuito de engajar jovens com as Reservas da Biosfera e garantir que as gerações futuras estejam preparadas para lidar com os desafios ambientais, como indicado pelo Programa MaB – UNESCO.

Fonte: Ascom/Inema

Fonte: Clique aqui