Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, é o convidado do Destaque ONU News.

A entrevista foi gravada em 24 de fevereiro, um ano após a Rússia invadir a Ucrânia, e um dia depois de a Assembleia Geral aprovar uma resolução pedindo o fim da guerra.

O texto recebeu 141 votos a favor, sete contra e 32 abstenções.

Bernardo Ivo Cruz afirma que foi um recado claro da comunidade internacional de que “o mundo não aceita violações da Carta da ONU, agressões e invasões”. Ele disse esperar que o resultado da votação seja “o começo do fim da guerra.”

A visita do secretário de Estado à ONU incluiu uma série de reuniões sobre a cooperação do país com a organização na implementação da Agenda 2030.

A nação europeia tem se destacado em iniciativas de economia azul e aposta em suas empresas para ajudar a avançar com ações de sustentabilidade e ação climática.

Bernardo Ivo Cruz lembra que Portugal investe há quase 30 anos em fontes renováveis de energia. “Hoje em dia, nós já temos cerca de 80% da nossa produção elétrica já vêm de energias renováveis. Praticamente tudo que a gente consome vem de energia renovável e estamos investindo nos passos seguintes.”

O país está ligado praticamente a todos os continentes por cabos de dados e agora quer aliar o desenvolvimento social à sustentabilidade numa parceria com setor público e privado para ampliar esforços na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Acompanhe a conversa com Monica Grayley.

Leave a Reply

Your email address will not be published.