O combate ao superendividamento e o estímulo às boas práticas de educação financeira serão temas do Fórum dos Procons Baianos. Organizado pelo Procon-Ba, o evento acontece nesta sexta-feira (14), a partir das 8h30, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. O Procon-Ba é o órgão da (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) responsável pela pauta na estrutura do Governo do Estado.
Pauta – A programação inclui debates sobre temas como ‘Educação financeira e o mercado de crédito consignado’. Na ocasião, haverá a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a SJDH/Procon-BA e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), visando à adoção do uso e a disseminação do conteúdo da plataforma ‘Meu Bolso em Dia’. A ferramenta poderá ser acessada por consumidoras/es baianas/os em busca de educação e orientação sobre produtos e serviços financeiros e o uso consciente do crédito, com foco na prevenção ao superendividamento familiar.
Objetivo – O Fórum dos Procons Baianos visa à troca de conhecimentos sobre temas financeiros e novas ferramentas para garantia dos direitos das/dos consumidoras/es baianas/os. O evento reunirá representantes dos Procons municipais e do Sistema de Justiça. Os representantes dos órgãos municipais vão dialogar com o dirigente e gestores do Procon estadual, no sentido de identificar e adotar as melhores práticas na defesa dos interesses das/dos consumidoras/es.
O Procon como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), deve promover ações em atuação conjunta com os Procons municipais, a fim de fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, atuando de forma articulada e integrada com estes órgãos. Além da Febraban, participam também do fórum membros da OAB, entidades civis de defesa do consumidor integrantes do SNDC, estudantes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área.
Meu Bolso em Dia
A SJDH, por meio do Procon-BA, firma a parceria com a Febraban para proporcionar ao cidadão/ã baiano/a o uso da plataforma ‘Meu Bolso em Dia’ no modo digital, gratuito e mais acessível. Os conteúdos e orientações servirão para um melhor planejamento financeiro, criação de poupança, investimentos, e instruções sobre como lidar melhor com o dinheiro. Além disso, ficam disponíveis informações que ajudarão entender o uso de produtos e serviços bancários, em linguagem acessível a diferentes perfis da população.
Temas – Os temas das palestras incluem “A educação financeira pode transformar sua vida”, com o especialista e gerente de Cidadania Financeira da Febraban, gerente de projetos, Dr. Uelton dos Santos Carvalho; e “Mercado de crédito consignado e o impacto no endividamento do consumidor”, ministrada pelo Dr. Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban.
Procon-BA – A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão vinculado à SJDH, tem por competência planejar, elaborar, propor, coordenar e executar a política estadual de proteção e defesa do consumidor, como também desenvolver programas educativos, estudos e pesquisas na área de defesa do consumidor, informando, conscientizando e motivando o consumidor, por intermédio dos diferentes meios de comunicação.
Fonte: Ascom/SJDH