A Ouvidoria da Secretaria da Educação (SEC), a cada ano, vem fortalecendo os canais de comunicação com a comunidade escolar, através de visitas às unidades e diálogos constantes. Tais ações são promovidas por meio do projeto “Ouvidoria Vai à Escola”, que visa divulgar os canais de acesso à Ouvidoria e dar conhecimento sobre os direitos e deveres, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de expressarem suas sugestões e críticas, a fim de propor melhorias nos serviços públicos prestados na rede de ensino.
Cerca de dez mil pessoas já foram impactadas com o projeto. De março a junho deste ano, por exemplo, foram visitadas 503 unidades escolares, incluindo os anexos, às comunidades indígenas e quilombolas, as escolas do campo e os Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMITs), localizados em 143 municípios.
Os jovens ouvidores colaboram com as escutas em cada um dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e atuam como multiplicadores do projeto, coletando informações e sugestões; estabelecendo diálogo com as suas turmas para o gerenciamento de conflitos; e estimulando o bom convívio, entre outras ações. O público-alvo são os líderes e vice-líderes de classe; jovens ouvidores; integrantes de programas como Mais Estudos e Primeiro Emprego; grêmios estudantis; e representantes da comunidade escolar, como o colegiado.
Programação – A partir desta terça-feira (6) até o dia 9 de agosto, a Ouvidoria da Educação, em parceria com a Corregedoria da Educação, visitará diferentes escolas estaduais pertencentes ao Núcleo Territorial de Vitória da Conquista (NTE 20), para a implantação do projeto. Dentre as unidades escolares contempladas no primeiro dia de atividade, estão o Colégio Estadual Geovane Ferreira de Queiroz, localizado no distrito de Quaraçu, em Cândido Sales, e o Colégio Estadual Marieta Pereira dos Santos, em Tremedal.
Parcerias – Em 2024, a Ouvidoria da Educação manteve a parceria com os NTEs e com a Corregedoria da Educação. Os NTEs têm sido fundamental no processo de mobilização para a efetivação das ações e na apuração das demandas apresentadas por meio das escutas ativas à comunidade escolar, enquanto a Corregedoria tem conduzido casos que requerem orientação à gestão e à comunidade escolar, especialmente em situações envolvendo servidores públicos.
O contato com a Ouvidoria da Educação pode ser feito pelo telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br. O acesso à Ouvidoria Geral do Estado também pode se dar pelas redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); e Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br e do site www.ouvidoria.ba.gov.br.
Fonte: Ascom/SEC