Existem várias opções viáveis e eficazes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar à mudança climática causadas pelos humanos homem, e elas já estão disponíveis. Essa é a conclusão do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, Ipcc.

“A integração de ações climáticas efetivas e equitativas não apenas reduzirá perdas e danos à natureza e às pessoas, mas também proporcionará benefícios mais amplos”, disse o presidente do Ipcc, Hoesung Lee.

“Este Relatório Síntese ressalta a urgência de tomar medidas mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável habitável para todos.”

O relatório, aprovado durante uma sessão de uma semana em Interlaken, Suíça, destaca as perdas e danos que já estamos enfrentando e continuarão no futuro, atingindo especialmente as pessoas e os ecossistemas mais vulneráveis. Agir agora pode resultar na mudança transformacional essencial para um mundo sustentável e equitativo.

“A justiça climática é crucial porque aqueles que menos contribuíram para a mudança climática estão sendo afetados de forma desproporcional”, disse Aditi Mukherji, que fez parte um dos 93 autores deste Relatório de Síntese, o capítulo final da sexta avaliação do Painel.

“Quase metade da população mundial vive em regiões altamente vulneráveis às mudanças climáticas. Na última década, as mortes por enchentes, secas e tempestades foram 15 vezes maiores em regiões altamente vulneráveis”, acrescentou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.