Teixeira de Freitas é palco do 1º Seminário Macrorregional da Assistência Farmacêutica no SUS do território Extremo Sul 

Localizada a cerca de 689 quilômetros da capital baiana, Teixeira de Freitas sediou a primeira edição do Seminário Macrorregional da Assistência Farmacêutica no SUS – Extremo Sul. O encontro, realizado na última semana, foi promovido pela Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica (Dasf), em parceria com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA).

Voltado a farmacêuticos municipais que atuam na gestão e na assistência ambulatorial do SUS, o seminário reuniu gestores, profissionais de saúde e técnicos da área, fortalecendo o debate sobre a organização e a qualificação das ações farmacêuticas na macrorregião.

“Iniciativas como essa valorizam a atuação regionalizada e contribuem para a construção de soluções mais integradas na Assistência Farmacêutica do SUS”, disse Luiz Henrique d’Utra, superintendente da Saftec.

 

Programação 

Marcada por discussões e reflexões, a programação teve início com a mesa “Ações de Assistência Farmacêutica no SUS em uma perspectiva regionalizada e descentralizada: avanços, desafios e oportunidades”. Para Cláudia Souza, diretora da Dasf e uma das expositoras, o encontro foi “uma experiência maravilhosa”, por possibilitar o esclarecimento de dúvidas e a troca de experiências da prática assistencial cotidiana.

Na ocasião, também foram apresentadas as exposições sobre “Registro de Preço Compartilhado”, a “Integração entre Assistência Farmacêutica e Vigilância Epidemiológica” e os “Fluxos Organizativos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf)”.

Rosana Franzotti, farmacêutica do município de Mucuri, foi uma das 41 participantes no evento. Atenta às palestras, ela comenta a importância de participar, “é um evento extremamente gratificante e que nos permite retornar para os nossos municípios cheios de conhecimentos”, frisou. Entre os participantes, marcou presença Maria Costa, Coordenadora do Núcleo Regional Extremo Sul.

O Seminário Macrorregional integra as metas previstas no Plano Estadual de Saúde 2024–2027 e contou com a colaboração das equipes farmacêuticas das regionais de saúde da macrorregião, reforçando a estratégia de apoio institucional aos municípios.

Créditos Autor: Jamile Amine
Créditos Imagens: Reprodução Internet

Fonte: Clique aqui