Unesco propõe regular mundo digital por uma “internet confiável”, especialista explica oportunidades

A Primeira Conferência Global da Unesco para abordar as ameaças à integridade da informação e liberdade de expressão nas plataformas de redes sociais, “Por Uma Internet Confiável”, reuniu 4,3 mil participantes em Paris.

O chefe da área de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da Unesco, Guilherme Canela, falou à ONU News que embora haja consenso sobre o “tamanho do desafio, é necessário buscar acordos para enfrentá-lo.”

A reunião, de 21 a 23 de fevereiro, contou com a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, a jornalista filipina e Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, o brasileiro Felipe Neto e a subsecretária-geral de Comunicação Global da ONU, Melissa Fleming, entre outros participantes.

Em carta, lida no evento, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que é preciso construir diretrizes globais para melhorar a confiabilidade das informações e, ao mesmo tempo, proteger os direitos humanos.

Segundo a Unesco, a proliferação de notícias falsas, desinformação e fake news ameaça usuários, a sociedade e democracias inteiras. Para a agência, discurso de ódio não pode ser interpretado como liberdade de expressão.
Leia mais na ONU News: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1810267